segunda-feira, 13 de abril de 2009

TRANSFUSAO DE SANGUE

"transfusão animal"

Assim como as pessoas, os animais também precisam de transfusão de sangue e ela poderá fazer a diferença entre a vida e a morte dos amigos de quatro patas.
Toda transfusão de sangue ou de seus componentes tem caráter semelhante ao de um transplante. É, geralmente, um procedimento de urgência e não deve ser encarado como um tratamento, mas apenas como medida de suporte a fim de manter a sobrevida até que seja possível o diagnóstico, tratamento e recuperação. Por isso, não se deixe enganar pela impressão de pronta recuperação que o animal poderá apresentar logo após a transfusão. Este estado poderá ser provisório se a causa do problema e suas consequências não foram eliminadas. Após uma tranfusão, deve-se aumentar os cuidados e a observação pois, como um transplante, podem ocorrer reações e "rejeições".

IMPORTANTE:
No caso dos cães, a primeira transfusão é relativamente segura pois o animal nunca entrou em contato com sangue diferente do seu e até então não produziu células de defesa; já nos gatos, precisamos ter cuidados redobrados pois estes possuem células de defesa, mesmo sem nunca terem sido transfundidos.

INDICAÇÕES DA TRANSFUSÃO
A maior parte dos casos que exigem transfusões são sérios, de surgimento repentino e inesperado e apenas o clínico, à luz dos dados clínicos e laboratoriais, poderá tomar a decisão por esta escolha, já que existem riscos graves associados. A maioria dos casos de transfusão estão associados a anemia crítica ou perdas sanguíneas, por problemas hepáticos ou renais, infecções por parasitas do sangue (babesiose, ehrlichiose, haemobartonelose), intestinais (verminoses ou protozooses) ou mesmo parasitas externos (pulgas e carrapatos), deficiências alimentares, acidentes, intoxicações e até grandes cirurgias.

Característica para ser um doador
Os cães que se tornam doadores devem ser vacinados anualmente contra raiva, cinomose, hepatite infecciosa, leptospirose, parvovirose e coronavirose. Antes de iniciar o processo de doação sanguínea, cada animal é submetido a testes de controle de hematócrito e jamais devem ter contato com carrapatos. Os gatos devem ser vacinados anualmente contra a raiva, rinotraqueíte, calicinose e panleucopenia felina, e demais testes que comprovem a situação de doador.
Os cães devem ter peso mínimo de 25 quilos. Machos ou fêmeas, esses animais não podem ter histórico de doenças graves e nem terem recebido transfusões anteriores. O volume máximo de sangue é de até 15 ml por quilo de peso num período de 30 dias. Para os gatos, o peso mínimo é de quatro quilos e a situação é similar, sendo que o volume máximo de sangue é de até 12 ml por quilo de peso num período de 40 dias.
http://www.atitudefm.com.br/noticias.asp?co_noticias=444
Fonte de pesquisa: sites: vida de cão; saúde animal e ana maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário