segunda-feira, 16 de março de 2009

CASTRAÇÃO



Fique por dentro !
A cirurgia de esterilização de animais, ou conhecida como 'castração', é o método recomendado pela Organização Mundial de saúde e por Sociedades de Proteção Animal de todo mundo, como uma maneira eficaz de combater a superpopulação de cães e gatos, por se evitar o descontrole populacional e conseqüentemente o abandono.
A cirurgia deve ser feita por um médico veterinário estando o animal sob efeito de anestesia geral. A recuperação tende a ser rápida, devendo se atentar um pouco mais aos cuidados com as fêmeas.
A castração evita muitas doenças entre elas o câncer de mama das cadelas e gatas - doenças comum em fêmeas idosas - e o câncer de próstata em cães.
Sobre os anticoncepcionais: a castração ainda é o procedimento mais seguro e efetivo.
PORQUE É IMPORTANTE

O crescimento desordenado das populações de cães e gatos, além de gerar problemas para a saúde pública, leva milhares de animais sadios e abandonados para o sacrifício.
Para demonstrar a dimensão do problema: uma gata e seus descendentes podem gerar 28 novos gatinhos em menos de 1 ano... E a cadela, ao redor de 24 filhotes no mesmo período...Somente um a cada 6 cachorrinhos consegue ser adotado e, para os gatos, apenas um a cada 12 consegue um lar. Para os outros, sem lar, a única saída é o sacrifício nos Centros de Controle de Zoonoses.
O controle de natalidade desses animais é uma das soluções para esse problema, sendo a castração o melhor e mais seguro mecanismo de controle até o momento.
É um ato de amor, cidadania e respeito à vida.

VOCÊ é peça fundamental para difundir essa
alternativa e salvar muitas vidas.
A luta contra o abandono e sacrifício de animais começa em sua casa:
Salve vidas esterilizando seu animal de estimação!

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA



Gatas e cadelas diminuem o risco de câncer de útero, ovário e mamas, e da piometra - infecção do útero que pode causar a morte. Também deixa de haver a gravidez psicológica.
Nos machos diminui o risco de câncer de próstata.
Os animais tendem a ficar mais caseiros diminuindo o risco de fugas, atropelamentos e maus tratos.
MITOS SOBRE CASTRAÇÃO

Livre-se de mitos e saiba que a cirurgia não faz mal ao animal:
nem cães nem gatos mudam de personalidade após a castração. Não ficam letárgicos, nem bobos, nem perdem a capacidade e a vontade de brincar, interagir com pessoas e outros animais;
a cirurgia não engorda, o que pode ocorrer é que ficando mais caseiros(não escapam para a acasalar) não gastarão tanta energia, portanto, não queimam gorduras e ganham um pouco de peso, o que é controlável com dieta saudável.
A castração não traz problemas psicológicos ao animal. O animal não fica deprimido nem sente falta de sexo - eles não têm a consciência sexual dos humanos, a cópula é realizada apenas para procriação.
DICAS ÚTEIS


1. Cio nas gatas: ocorre aproximadamente a cada 3 meses. O tempo do cio é indeterminando, podendo durar meses. Ao contrário das cadelas, as gatas são férteis durante todo o cio, sendo praticamente impossível prevenir a prenhez de animais que não vivem confinados e sem machos em apartamentos.
2. Cio nas cadelas: ocorre aproximadamente a cada 6 meses. Elas normalmente sangram nos primeiros 5 dias. O período fértil ocorre entre o nono e o décimo segundo dias – após o início do sangramento. Até a realização da cirurgia de esterilização, a cadela deverá ser mantida presa, sem contato nenhum com os machos, durante todo esse período (primeiro dia do sangramento até o décimo sexto dia). A cirurgia de esterilização deverá ser marcada após o término do cio.
3. Anticoncepcionais: Até o momento, nenhum anticoncepcional é recomendado para longo uso nas cadelas e gatas devido aos efeitos colaterais que podem desencadear uma doença grave no útero – a piometra – que pode colocar a vida do animal em risco, caso não seja tratada rapidamente. Os anticoncepcionais só podem ser utilizados com cautela, sob orientação veterinária, até o agendamento da cirurgia de esterilização.
4. Orientações antes da cirurgia de esterilização: É necessário que o animal faça jejum alimentar e hídrico. Os adultos normalmente permanecem no mínimo 8 horas em jejum. O jejum nos filhotes, devido a seu rápido metabolismo, é bem menor. Peça orientação ao veterinário responsável pela cirurgia.
5. Orientações pós-cirúrgicas: Nos primeiros dias é importante manter os animais restritos em local aquecido, protegidos do sol, da chuva e do vento, longe de escadas. Até que o animal retorne da anestesia, não insira nada em sua boca.
6. Analgésicos e outras medicações: Muitos medicamentos utilizados pelo homem não podem ser utilizados nos cães e gatos. Siga sempre orientações do veterinário.
7. OBS.: Ao escolher a clínica ou hospital veterinário para realização da cirurgia de esterilização, procure saber o tipo de anestesia utilizada e, também, o tipo de cirurgia (para fêmeas, devem ser retirados os ovários e o útero; para os machos, os testículos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário