sábado, 2 de maio de 2009

catarata

O que é uma catarata ?
Como uma câmera, os olhos têm uma lente(cristalino) dentro deles que é usada para foco. Uma catarata é qualquer opacidade do cristalino. A opacidade pode ser muito pequena (catarata incipiente) e não interferir com a visão. Ela pode envolver mais o cristalino (catarata imatura) e causar visão embaçada. Eventualmente, toda a lente fica nebulosa, e toda visão funcional se perde. Esta é chamada catarata madura.

O que não é catarata ?
Todos os cães geriátricos desenvolvem um endurecimento da lente (Esclerose Nuclear) que leva o cristalino a ter uma aparência acinzentada.Isto geralmente não interfere com a visão.

Por que meu cão desenvolveu uma Catarata?
A maioria das cataratas em cães é herdada. A catarata pode se desenvolver rapidamente em semanas, ou lentamente através dos anos, em um ou ambos os olhos.
Como os humanos, cães também desenvolvem cataratas com a idade (freqüentemente após oito anos de vida).
Cataratas também podem se desenvolver em cães com diabete mellitus ou em filhotes órfãos em uma dieta de substituto artificial de leite.

Como as Cataratas são tratadas?
Uma vez que a lente desenvolveu uma catarata, não há método conhecido de tornar a lente clara novamente. Cataratas maduras e imaturas podem ser tratadas cirurgicamente com sua remoção.
Os procedimentos e o equipamento usados para remover cataratas em cães são os mesmos usados em humanos. Através de uma pequena incisão, realiza-se a cirurgia.A técnica usada é a de facoemulsificação, onde uma sonda especial emulsifica ultra-sonicamente e remove a catarata. Depois que toda a lente é removida, uma lente artificial é aplicada no saco capsular, chamada lente intraocular. A cirurgia é realizada com microscópio de micro-cirurgia. Não realizamos a cirurgia em ambos os olhos ao mesmo tempo.

Após cirurgia de catarata, os cães vêem quase normalmente, dependendo se é aplicada a lente intra-ocular ou não. Após a cirurgia, as cataratas não voltam. No entanto, alguns cães podem ter uma menor visão alguns anos após a cirurgia devido à mal-formação do tecido de cicatrização, glaucoma ou desligamento retinal. Em alguns casos, a colocação de uma lente intraocular não é possível. Estes cães ainda vêem melhor, mas são mais hipermetropes e os objetos ficam fora de foco, no entanto, não se batem nos obstáculos. A córnea faz dois terços do foco do olho, então a visão ainda estará presente, mas não perfeita se a lente (que faz um terço do foco) não pode ser aplicada.

Por que cirurgia de Catarata é tão cara?
A cirurgia de catarata é onerosa porque requer equipamento e treinamento especializado. Os instrumentos usados para cirurgia de catarata em cães são os mesmos usados em cirurgia de catarata em humanos. Além do mais, você está pagando pelo treinamento avançado de um oftalmologista veterinário.

E se a cirurgia de Catarata não é realizada?
Cataratas maduras e imaturas causam uma inflamação reativa séria dentro do olho (Uveíte facolitica) que deve ser tratada com medicamentos, se a cirurgia for realizada ou não. Cirurgia de catarata é um procedimento eletivo. Se não for realizada, colírios antiinflamatórios serão necessários para o resto da vida, assim como reconsultas oculares periódicas.A uveite facolitica pode levar a complicações como glaucoma ou retina desligada, além de diminuir a chance de sucesso na cirurgia de catarata. Há uma época melhor para realizar a cirurgia. Quanto mais cedo a catarata puder ser removida, melhor.
O que está envolvido em realizar cirurgia de Catarata em meu cão?
O primeiro passo é ter seu animal examinado para determinar se é um bom candidato para cirurgia. Se ele “passa” nestes testes, a eletrorretinografia (ERG) é marcada como procedimento. Ela é realizada sob anestesia geral. O teste de ERG avalia a função retinal, já que é vital que a retina esteja funcional para se realizar a cirurgia de catarata. Algumas vezes a ultra-sonografia do olho também é realizada.Se seu animal “passa” pelo teste de ERG, a cirurgia pode ser marcada.
( Imagem de um exame ERG onde paciente apresenta boa visão) Os olhos precisam de dois dias de medicação pré-operatoria imediatamente antes da cirurgia. No dia da cirurgia seu animal precisará chegar na clínica na hora marcada para receber tratamento ocular intensivo antes da cirurgia. A cirurgia é realizada e seu animal vai para casa no mesmo dia. Ele não terá curativos no olho. A visão geralmente melhora durante a primeira semana. A maioria dos cães mostra pouca ou nenhuma dor após a cirurgia. Seu animal vai precisar de vários tipos de colírios varias vezes ao dia pelas primeiras duas semanas após a cirurgia. Seu animal DEVE usar um colar elisabetano nas primeiras duas semanas após a cirurgia, para impedir autotrauma aos olhos.

Que riscos estão envolvidos na cirurgia de Catarata?
A cirurgia de catarata é um procedimento de muito sucesso, mas há riscos. As chances de seu animal ter visão melhor após a cirurgia são altas (90%-95%). Mas há 5-10% de chance do seu cão não recuperar uma boa visão devido a complicações, e ele pode ficar permanentemente cego no olho operado.

Fibrose capsular. Todos os cães desenvolvem algum tecido de cicatrização intraocular, que se em excesso, limitará a visão.

Glaucoma. O glaucoma (aumento na pressão ocular) pode ocorrer em cães que fazem cirurgia de catarata, e pode não causar perda completa de visão, mas também requer medicações adicionais. Pode causar perda do olho se não for controlado.

Desligamento retinal. As vezes é possível, e a taxa de sucesso é baixa nesta complicação, que geralmente resulta em perda visual completa.

Infecção Intraocular. É rara, e se não controlada pode causar perda do olho assim como perda visual completa.

Anestesia geral. A segurança na anestesia progrediu tremendamente durante os últimos cinco anos. No entanto, mesmo cães saudáveis PODEM MORRER SOB ANESTESIA GERAL. Nós levamos a anestesia a sério e usamos apenas as últimas e mais seguras medicações. Todos os animais são monitorados extensivamente. Todos os animais recebem anestesia inalatória e monitoramento de sua oxigenação sanguínea, respiração, temperatura e função cardíaca.
Assim, seu animal tem estes riscos se a cirurgia de Catarata for realizada.
Fonte: http://www.clinicalieberknecht.com.br/cataratas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário