sábado, 2 de maio de 2009

Tumor venéreo transmissível ou Sarcoma de Sticker

O que é?

É uma neoplasia ( câncer ) que normalmente ocorre em cães adultos. Muito comum em países de clima tropical e subtropical como o Brasil.



Qual a etiologia (causa) e incidência?

As células do tumor, que são mutadas, são esfoliadas e transplantadas de animal para animal. Não se sabe ainda o porquê ocorre está mutação celular.



Ocorre com maior freqüência em animais em idade adulta, sendo as fêmeas mais afetadas que os machos. O grupo de maior risco se compõe dos cães errantes.



Como é transmitido?

Na maioria dos casos é transmitido via contato sexual (cruzamento). Outras formas de transmissão são relativas ao comportamento social dos cães como, farejar e lamber a área genital e até mesmo por ferimentos causados por mordidas. A transmissão é feita na forma de transplante das células neoplásicas (cancerosas) do animal doente para o são.



Onde ele se localiza?

Por ser sexualmente transmissível, principalmente, se localiza nas mucosas vaginal (fêmeas), prepucial e peniana (machos). Em alguns casos raros, pode ocorrer a metástase nas narinas, cérebro e outros órgãos.





Tumor venéreo transmissivel em pênis de cão





Quais os sintomas principais?

Presença de tumores na vagina, pênis ou prepúcio. Com aparecimento de secreção sero-sanguinolenta pela vagina ou pênis. No início aparecem nódulos avermelhados pequenos (1 a 3 cm) e depois se desenvolvem em massas tumorais de até 10 cm de diâmetro. Pode ocorrer re-infecção.



Como tratar?

Pode-se utilizar a retirada cirúrgica, a quimioterapia ou a radioterapia. Destes tratamentos a quimioterapia é o que produz resultados mais satisfatórios. A quimioterapia deve ser acompanhada de exames clínicos e complementares (hemograma).



Se o cão sofrer de alguma alteração sanguínea concomitantemente com o tumor, poderá ocorrer hemorragia profusa. Muitas vezes podem ocorrer alterações na forma ou até mesmo obstrução da vagina nas fêmeas e fimose em machos.



Como prevenir esse tipo de doença?

A melhor prevenção para o TVT é não deixar os cães cruzarem sem um controle criterioso, uma vez que a transmissão se dá via contato sexual. Procure sempre saber das condições de saúde tanto do macho como da fêmea escolhidos para o cruzamento.



Outro fator importante é não permitir que os cães saiam livremente pela rua, porque em um destes passeios ele poderá cruzar, sem mesmo o dono saber, e contrair a doença. Uma vez diagnosticado o TVT os cães devem ser afastados da reprodução até a remissão total dos sintomas.





_________________________



Nota do HV SOS ANIMAL:



Notando alguns dos sinais expostos acima procure um dos nossos veterinarios que estão preparados para orientá-lo no diagnostico e no tratamento mais adequado para cada caso.

Fonte: Profa. Dra. Silvia E. Crusco
http://www.sosanimal.com.br/verartigo.php?id=82

Nenhum comentário:

Postar um comentário